Na semana em que se comemora o Dia do Cerrado, o segundo maior bioma do país recebeu doação de U$ 16,45 milhões, cerca de R$ 60 milhões, para o levantamento e a disponibilização de informações sobre seus recursos florestais. A doação faz parte do Programa de Investimento Florestal (FIP, do inglês Forest Investment Program), vinculado ao Fundo de Investimentos Climáticos (CIF, do inglês Climate Investment Funds).
O projeto, denominado “Informações Florestais para uma Gestão Orientada à Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Cerrado pelos Setores Público e Privado”, prevê a realização do Inventário Florestal Nacional (IFN) nos onze estados que compõem o bioma e a consolidação do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), uma plataforma mantida pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para a gestão e disseminação de informações sobre os recursos florestais do país.
Mudanças Climáticas
O Cerrado ocupa aproximadamente 25% do território brasileiro e é reconhecido como a savana de maior biodiversidade do mundo. Devido a sua extensão e a elevada quantidade de carbono fixado tanto em sua biomassa, quanto no solo, o bioma tem um papel fundamental na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.
Uso Sustentável
De acordo com a gerente de Informações Florestais do SFB, Claudia Rosa, o FIP-Cerrado irá promover melhorias na gestão do bioma e contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa a partir da proteção dos estoques de florestas e da promoção do manejo sustentável. “Os tomadores de decisão e a sociedade como um todo terão em mãos informações acuradas sobre os recursos do Cerrado e sobre como eles estão sendo usados pela população. As informações geradas irão contribuir, dentre outras coisas, para a promoção de programas sustentáveis voltados à mitigação de emissões de gases de efeito estufa” explicou.
IFN - Brasil
O Inventário Florestal Nacional é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro para levantar informações sobre os recursos florestais do país de forma sistematizada e periódica. Os dados são baseados na coleta de dados em campo, em cerca de 15.000 pontos espalhados de maneira homogênea em todo o território nacional. No bioma Cerrado cerca de 5.000 pontos serão visitados para a coleta de dados.
Fonte: Inventário Florestal Nacional / http://ifn.florestal.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=256:inventario-florestal-nacional-recebe-r-60-milhoes-para-acoes-no-cerrado-&catid=42:rokstories