A iniciativa faz parte de uma articulação entre o Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI), Fundação Nacional do Índio (Funai) e lideranças da Terra Indígena com o Serviço Florestal Brasileiro, que, com apoio da Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), realiza o Inventário Florestal Nacional (IFN).
A TI Mangueirinha, que tem 16.375 hectares, se localiza no centro sul do estado do Paraná e é habitada tradicionalmente pelos povos Kaingang e Guarani. A TI possui uma grande área de cobertura florestal nativa e preservada, sendo um dos principais remanescentes de floresta de araucária do Brasil. A realização IFN em Mangueirinha trará importantes informações para subsidiar a gestão ambiental e territorial desta TI, aliada à conservação da biodiversidade, visto que além de proporcionar serviços ecossistêmicos, a floresta contribui para geração de renda por meio da produção extrativista de erva-mate, pinhão e nó-de-pinho, entre outros.
A empresa Saltus Consultoria Ambiental e Florestal foi contratada pelo Serviço Florestal Brasileiro e terá seis meses a partir de outubro de 2015 para realizar o levantamento dos dados de campo em 30 (trinta) conglomerados distribuídos sistematicamente, a cada 2,5 km, além de realizar 80 (oitenta) entrevistas com representantes dos povos indígenas sobre suas percepções e usos das florestas.
Fonte: Inventário Florestal Nacional. http://ifn.florestal.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=276:inventario-florestal-nacional-sera-realizado-na-terra-indigena-mangueirinha&catid=42:rokstories