Serviço Florestal Brasileiro
A identificação botânica do Inventário Florestal Nacional no estado no Ceará foi realizada com sucesso pelo Herbário Prisco Bezerra (EAC) da Universidade Federal do Ceará, sob a curadoria da Prof. Dra. Iracema Bezerra Loiola. Nos19 meses de trabalho foram recebidas amostras de 2.148 plantas e, deste total, 1.935 indivíduos foram identificados até o nível de espécie, 111 ao nível de gênero e 87 ao nível de família, ficando somente quinze indivíduos indeterminados.
No total foram identificadas 795 espécies que pertencem a 444 gêneros e 104 famílias botânicas. Destaca-se o registro de 106 novas ocorrências de espécies nativas do Brasil para o estado, o que foi possível alcançar pelo trabalho das equipes de campo, que coletaram amostras botânicas nos pontos de medição e dos especialistas no Herbário EAC. Destas 106 novas ocorrências, 54 são novas ocorrências de espécies arbóreas.
Este importante trabalho para a ciência florestal do Ceará, Nordeste e Brasil foi possibilitado pela parceira entre o Serviço Florestal Brasileira e Universidade Federal do Ceará, que contou com a colaboração dos responsáveis pelo Herbário EAC e auxílio do SFB por meio da contratação de taxonomistas e técnicos de herbário, que trabalharam com o apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para realizar o controle de qualidade das amostras e identificação botânica.
Um dos importantes resultados do IFN é a sua contribuição para o conhecimento sobre a flora brasileira. Com as centenas de pontos amostrais visitados, espera-se aumentar o conhecimento sobre a flora brasileira e o acervo dos herbários nacionais em milhares de novos exemplares.
Fonte: Inventário Florestal Nacional. http://ifn.florestal.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=278%3Aidentificacao-botanica-no-estado-do-ceara-uma-historia-de-sucesso&catid=42%3Arokstories